Charlotte Rampling OBE (Sturmer, Essex, 5 de fevereiro de 1946) é uma atriz britânica nascida na Inglaterra.
Filha de um coronel do exército britânico (depois comandante da OTAN e pintor), Charlotte Rampling passa a infância em colégios de elite, britânicos e franceses. Posteriormente trabalha como modelo e começa no cinema com um pequeno papel em The Knack …and How to Get It (1964), filme vencedor da Palma de ouro no Festival de Cannes.
Posteriormente inicia-se um período infeliz da sua vida: sua irmã Sarah se suicida aos 22 anos e, também profissionalmente, as coisas não correm bem. Após uma série de filmes sem maior interesse, é chamada por Luchino Visconti para Os deuses malditos (1969). Sua consagração internacional, porém, virá com outro filme italiano, O porteiro da noite de Liliana Cavani.
Em 1972 casa-se com Brian Southcombe, um agente publicitário, com quem teve um filho, Barnaby, que se tornou diretor de televisão. O matrimônio acaba em 1976. De 1978 a 1996 estará casada com o compositor francês Jean-Michel Jarre com quem terá outros dois filhos.
Nos anos 1990, dedica-se principalmente à TV. Na década seguinte retorna ao cinema. Entre seus últimos filmes destacam-se da : Sob a areia (2000) e A Piscina (2003) ambos dirigidos por François Ozon, que lhe rendem várias indicações a prêmios como o Cesar, e o European Film Award que recebe em 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário