domingo, 25 de junho de 2017

OS MENUDOS

Menudo foi um grupo musical de Porto Rico, classificado por muitos como uma boy band latina, criado em 1977 pelo produtor Edgardo Díaz[1].
Na década de 1980 passaram pelo grupo Xavier Serbiá, Miguel Cancel, René Farrait, Carlos Meléndez, Ricky MeléndezJohnny LozadaCharlie MassóRay ReyesRoy RoselloRobby Draco RosaNefty SallaberryRicky Martin e Sergio González[2], alcançando projeção nacional. O primeiro país da América Latina em que ficaram famosos foi na Venezuela[3], posteriormente ficaram famosos também em outros países latino-americanos como MéxicoArgentinaColômbiaChileUruguai e BrasilO grupo Menudo foi um fenômeno na América Latina quando de seu boom, angariando milhares de fãs em um fenômeno que pode ser comparado à beatlemania no mundo[4][5]. O Menudo na década de 1980 era um dos grupos musicais de maior visibilidade nos meios de comunicação rendendo frequentes aparições em programas televisivosrádiosrevistasjornais, tendo a imprensa se voltado para o então fenômeno artístico[6]. Na época os shows costumavam reunir grande público, de modo que apenas estádios de futebol poderiam comportar o número de pagantes. Além da venda de shows e discos, produtos como camisetas, bottons, álbunspôsteres, dentre outros, garantiam a receita da banda.
Quando atingiu seu apogeu na América Latina o Menudo era formado pelos então adolescentes Robby Rosa, Charlie Massó, Roy Rosselo, Ray Reyes e Ricky Meléndez, último membro este que fora substituído por Ricky Martin poucos meses depois[7].
Uma das principais características do grupo era a frequente troca dos componentes, que na maioria das vezes eram substituídos ao completarem 16 anos[8]. Tal prática teria contribuído para a queda da popularidade do grupo, já que fãs, em sua maioria adolescentes, demonstravam certo aborrecimento com as trocas sucessivasEm 1990, o grupo retorna ao Brasil para a promoção do álbum e também da canção-título Os Últimos heróis[carece de fontes]. O figurino colorido e colado ao corpo, bastante explorado na década de 1980, deu lugar ao estilo roqueiro. Sergio Blass é o único membro da antiga formação que retorna ao país desde 1986[carece de fontes], quando do lançamento do disco Refrescante, acompanhado dos novos integrantes Rubén Gómez, Robert Avellanet, Rawy Torres e o mexicano Adrián Olivares.
Em novembro daquele o grupo viria enfrentar um dos maiores escândalos de sua história, quando Sérgio e Rubén foram detidos no aeroporto de Miami, ao se encontrar maconha, provavelmente adquirida no México[10], junto a seus equipamentos. O fato culminou com a demissão de ambos componentes[11]. No início de 1991, o grupo recebia dois novos integrantes estrangeiros com a entrada do espanhol Edward Aguilera e do venezuelano Jonathan Montenegro. Tal formação acabou se rompendo em abril do mesmo ano com a saída de Robert, Rawy, Edward e Jonathan, que se demitiram alegando quebra de cláusulas contratuais , abusos e maus tratos[12][13].
Adrián é o único que permaneceria na banda até 1993. Com a mudança de diversos integrantes, o grupo manteve um estilo mais comportado. Logo entraram Abel Talamántez, Andrés Blázques, Alexis Grullón e Ashley Ruíz e Ricky López. O Menudo viria ao Brasil pela última vez no final daquele ano para o lançamento do álbum Vem pra mim.
                                                















Nenhum comentário:

Postar um comentário